segunda-feira, 17 de julho de 2017

RAÍZES DE ORQUÍDEAS

COMO TER RAÍZES SAUDÁVEIS




A maioria das orquídeas sai do estado de dormência e começa o crescimento radicular após o inverno quando a temperatura começa a aumentar. Mas, podemos encontrar orquídeas que fogem a esta regra.

Na natureza, a maioria das orquídeas desenvolvem novas raízes quando novas folhas começam a surgir.

Para orquídeas de crescimento simpodial (como as Cattleyas) isso geralmente acontece quando o pseudobulbo começa a amadurecer. Porém orquídeas que crescem a partir de uma haste central, por exemplo, phalaenopsis e vandas, novas raízes estão associadas com períodos chuvosos ou quentes.

Existem fatores que podem impedir o crescimento de novas raízes, especialmente quando são atacadas por insetos como: lemas, caracóis, cochonilhas ou causado por doenças. Nestes casos após tratamento será necessário estimular o crescimento de novas raízes para salvar a planta, já que uma orquídea sem raízes vai acabar morrendo.

Se for verificado que a maioria das raízes estão mortas, então provavelmente as raízes estão doentes ou substrato está entrando em decomposição liberando substâncias tóxicas para as raízes ou as sufocando-as, neste caso deverá ser feita a troca do substrato e remoção das raízes mortas.

Como limpo as folhas

Uma vez que a orquídea perde as suas raízes é muito difícil recuperá-las, mas podemos usar de alguns recursos para salvar a orquídea em questão como o uso de fertilizantes folheares que não é muito aceito, pois alguns estudos apontam que as folhas das orquídeas por possuir uma substância cerosa que impede que a planta perda água. É este mecanismo que impede que a orquídea absorva nutrientes. As únicas exceções são os estômatos sob as folhas. (ver texto sobre limpeza das folhas: LIMPEZA DAS FOLHAS)


Lavar bem a planta em baixo da torneira, usando uma escova de dentes macia e sabão de coco, higienizando toda a planta e desinfeta-la mergulhando o rizoma por 15 minutos em uma solução de meio litro de água com cinco colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes, é uma sugestão, que vem sendo aplicada em alguns orquidários. Depois, replantar em vaso menor (com tutor para sustentá-la). Aplicar semanalmente Complexo B (Tiamina) ou enraizador para estimular novas raízes.

O complexo B em comprimidos pode ser feita uma solução de 750 ml de água para um comprimido de 300mg de Benerva administrado a cada 10 dias em três aplicações. Se em gotas, usar 10 gotas para 1 litro de água.




6 comentários:

  1. Tenho uma vanda plantada em cacos de telhas devo remover, pois esta com pouquíssimas raizes

    ResponderExcluir
  2. Olá Denice.
    Cacos de telhas para Vanda não é muito eficiente. Coloque sfagmo ( musgo) dentro da cestinha (que não cubra as raízes) e vá borrifando Complexo B uma vez na semana, nos outros dias água com adubo diluido ( 1/4 colher de café para 1 litro de água). Procure não molhar as folhas.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Vou mudar de casa e as raizes das minhas phalaenopsis sairam do cachepot e grudaram na parede, posso podar as raizes que estão pra fora? Todas estão esbranquiçadas com a ponta verde ou marrom, super gordinhas. O que eu faco??😰

    ResponderExcluir
  4. Procurando ocupado o tempo com a leitura saber mais sobre as orquídeas as cheia está página que me interessei obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde esse complexo B e o de farmácia mesmo

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *