sábado, 29 de outubro de 2016

COMO O GRUPO ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS SURGIU!

COMO O GRUPO ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS SURGIU!


Temos notado o número crescente de pessoas interessadas no cultivo das orquídeas, mas será que estão interessadas em descobrir os segredos e aceitar os desafios?

O maior desafio está no alto custo e, isso pode ser um empecilho para muitos. Por falta de informação, comprar orquídeas maravilhosas, vasos, substratos e tudo o mais... Mas, será que está orquídea vai se adaptar em sua casa? Será que ela é indicada para o clima da sua região?

Várias vezes ganhei orquídeas e, para tristeza minha... morreram. 
Mas, em 2014 ganhei uma Phalaenópsis alba da minha mãe e disse: " esta não posso perder" ( minha mãe já está com 94 anos). E foi aí, que comecei a correr atrás de informações... Entrei em vários grupos do facebook e comecei a perguntar... confesso que comecei a me assustar com os nomes que via: BLC, sfagmo, substrato, Seedlings, meristema... GENTEEEEEEEEEEEE!!!!! O que é isso?


PHAL QUE GANHEI DA MÃE 2014


Como as respostas eram diferentes ( cada um dizia uma coisa)... fiquei mais assustada! kkkkk

E agora?
Minha Phal começou a ficar mal... entrei em desespero! Diziam para fazer assim ou assado, e fazia tudo e de tudo. Até pinho sol e água sanitária usei... quase a perdi, por culpa minha! Em querer salvar, quase a perdi.

Passei, a pesquisar sozinha ( nesta hora, a dificuldade começou a clarear...). Mesmo assim segui em alguns grupos. 

Comecei a ver que, na sua grande maioria, tinha o objetivo de comércio e, mesmo fora da internet, pesquisando em orquidários, não contavam, ou melhor, não explicavam direito como cultivar... Cansei de comprar pela internet e pedir que a planta viesse com ID ( identificação) e como cuidar... foram poucos os orquidários sérios que enviam certinho ( claro que estes tenho salvo nos meus contatos!)

Aprendi a fazer UTI, e este foi o recurso que salvou minha linda. Hoje, ela esta sem flores, mas bem cuidada e apta a florir em breve.

Em resumo: diante de tantas dificuldades em conseguir ajuda para cuidar certinho da orquídea que ganhei da minha mãe, resolvi estudar e a criar um grupo no face. O Clube das orquídeas sem segredos ( https://www.facebook.com/groups/670733436395651/)













2 comentários:

  1. A minha Phal está se acabando, comprei e veio com muito esphagno, encharcad, 2/3 dias depois as folhas começaram a murchar e mesmo seguindo conselhos do grupo, não estou vendo resultados. Comecei ontem uma semi hidroponia, aguardando resultados, mas bem desanimada.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu salvei uma Phal usando o método deste video. Ele está em ingles, mas pelas imagens consegue-se entender direitinho:
    Nome no Youtube: ORCHID CARE: Saving a sick orchid. Sphag and Bag method-Part 2.
    https://youtu.be/oVuIStLxFrI

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *