domingo, 28 de maio de 2017

A IMPORTÂNCIA DE LIMPAR AS FOLHAS DAS ORQUÍDEAS

POR QUE DEVEMOS LIMPAR AS FOLHAS?


É importantíssimo limpar as folhas, pois os estômatos ou estomas ( as boquinhas rsrsrrsrs) que ficam na parte inferior das folhas, tem a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal. Auxiliam na fotossíntese da planta.

Qdo regamos a planta, a água vai para o substrato onde ocorre a absorção da água pelas raízes. Ocorre um movimento no interior dos vasos condutores das plantas, das raízes até as folhas mais distantes, que se dá por diferença de potencial hídrico.


Assim, o caminho mais fácil da água percorrer é: a partir do substrato, entrar nas raízes, passando pelo corpo da planta até ser liberada na atmosfera pelas folhas ou outros órgãos que transpiram por meio dos ESTÔMATOS OU ESTOMAS.


Quanto mais quente for a atmosfera e, no geral, a tendência é ser menos saturada de água, fazendo assim com que a planta retire mais água do substrato e libere na atmosfera.

Por isso as orquídeas apresentam àquele aspecto desidratado!



Nesse mecanismo, os estômatos são abertos e as trocas gasosas se dão à noite, ainda assim num período reduzido dela, perdendo assim menores quantidades de água por unidade de tempo.


Este mecanismo é comum para boa parte das orquídeas em nossas coleções. As orquídeas com as folhas mais suculentas têm uma forte tendência a serem MAC (semelhante aos cactos, suculentas e algumas bromélias), sendo então que a eficácia das regas depende dos substratos chegarem úmidos no período noturno, onde a absorção se daria de fato, em boa parte dos casos.

Como limpa-las?

Vc vai precisar de: café solúvel ( 1 col de cafézinho), canela em pó ( 1 col de cafézinho), óleo de Neem (3ml), detergente neutro 2 gotas) e água quente (100 a 200 ml).

Em um recipiente pequeno, coloque um pouco de água quente e dissolva o café solúvel e deixe esfriar. Qdo estiver frio acrescente os demais ingredientes.

Preparando a mistura

Com um algodão ( eu uso àquelas bolachas de algodão usadas para tirar maquiagem - achei ótimo), umedeça na solução e esprema, deixando levemente úmido.

Comece a limpar as folhas, iniciando onde elas estão fixadas a planta. Limpe em cima e em baixo da folha.

Iniciando a limpeza

Troque o algodão sempre que ele estiver sujo.

Não precisa enxaguar.

Esta mistura deve ser feita somente quando for limpar. Não guarde a mistura pronta.

OBERVAÇÃO: Não exponha suas orquídeas ao sol após a limpeza, pois poderá queimar as folhas!

13 comentários:

  1. Nossa!!! Não sabia. Vou começar a limpar.
    Obg

    ResponderExcluir
  2. Não sabia,muito interessante, vou fazer nas minhas.muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Suas dicas são muito importante, principalmente pra mim que sou iniciante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço pela visita e pelo comentário Ana Paula.

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer isso, pois não sabia como limpa-las

    ResponderExcluir
  6. Mt obgada ! Adoro orquídeas mas ñ sei mt bem como cuida-las!!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *