domingo, 6 de novembro de 2016

POR QUE DO USO DA CANELA EM PÓ NAS ORQUÍDEAS?





Quando lia que deveria usar a canela em pó para isso ou para aquilo, em minhas orquídeas, acabava usando até sem saber o porque ou para que realmente servia... Aliás, fiz muitas coisas no começo... kkkkkk.
Conforme fui aprendendo, pesquisando e conversando com amigos orquidófilos, fui aprendendo muita coisa, incluindo sobre a canela em pó. Muitas vezes, o que vemos sendo utilizado, receitas milagrosas e afins, são um risco para nossas plantas - Algumas são excelentes porém, existem cada uma... kkkkk. Bom, temos que ter certeza do que vamos dar para elas, não? Afinal de contas, queremos elas saudáveis e com lindas flores e, existem técnicas e receitas simples e baratas, tornando acessíveis a qualquer pessoa.
Bom, vamos voltar ao uso da canela!
Uma das técnicas mais úteis que conheço é a utilização da canela nas orquídeas. Entretanto, não é só sair usando na planta e pronto! É necessário saber em que casos a canela é útil e vai ajudar a sua planta a ter uma qualidade melhor de vida. Portanto, vamos entender o que a canela é capaz de fazer na sua orquídea. A canela, apresenta uma série de benefícios no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.
Entretanto, é necessário saber como utilizar a canela. O uso incorreto da canela pode danificar seriamente uma orquídea, deixando aquela impressão de que a especiaria nunca deveria ser utilizada com orquídeas.  Eu tive uma péssima experiência! Ao ver um vídeo onde uma pessoa ( excelente orquidófila) ensinava que se usarmos 1 colher de canela em pó, próximo às raízes da Phalaenopsis, seria excelente na floração... e lá vai a Tatiana fazer exatamente como ensinado... A canela, por ser pó, aderiu nas raízes à mostra, dificultando a aeração da mesma... Notei que com o tempo, minhas lindas não se desenvolviam como antes... Resultado: quase perdi minhas Phalaenopsis.
Portanto, veja como ela pode ser utilizada:
  • A aplicação de canela em pó sobre cortes de folhas pode evitar a infecção ou a reinfecção da folha restante;
  • A aplicação de canela nos cortes  de pseudobulbos e em outros tecidos danificados de uma orquídea faz com que seque rapidamente;
  • O tratamento de alguns tipos de doenças é muito mais fácil quando canela é aplicada. Considerando que os fungos prosperam na umidade e alimentam-se dos sucos vitais de uma orquídea, a canela seca o tecido de tal forma que a doença não tenha um ambiente propício para sobreviver. Consequentemente, na maioria dos casos a infecção é contida e exterminadas. 
    • DICA: Qdo há a necessidade de remover uma grande área, (de uma folha, por ex), remova além da mancha - mantendo uma margem de segurança!Isso diminuiu a possibilidade de deixarmos tecido contaminado. Coloque canela em pó na parte remanescente da planta e pronto!
  • Quando cortar ou descartar uma folha, espalhe canela em pó no local do corte. A canela é um cicatrizante muito eficiente;
  • A canela acelera o desenvolvimento de novas células. Pode-se usar a canela em pó logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotação e, ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos; Parcimônia neste tipo de uso! Revejam acima a minha experiência.
DICA: Eu costumo comprar a canela em pó em casas que vendem a granel, sai bem mais barato do que as compradas no supermercado.
DICA: Uma maneria que temos ensinado no grupo Clube das Orquídeas sem segredos é usar a pastinha de canela em manchas e temos tido um retorno super favorável do uso.


17 comentários:

  1. Adorei as dicas, tb usei nas raízes de uma catleya, agora sei pq acabou morrendo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor me ajude minha cimbidium esta abortando as flores

    ResponderExcluir
  3. Muito bom relembrar os ensinamentos fornecidos no grupo.

    ResponderExcluir
  4. ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS26 de maio de 2017 às 16:39

    Alicealmeida1674

    AS orquídeas só abortam se passaram por algum estresse ( seja na mudança do clima, mudança de local, corrente de ar....).
    Vc precisa identificar o que pode ter mudado para eu poder te ajudar

    ResponderExcluir
  5. Coloquei canela na raiz da minha orquidea e elas secaram por cima perto da haste, mas tirei ela do vaso e percebi q em baixo ainda estao vivas. Mesmo assim posso perder ela ?? O que posso fazer pra reverter isso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      A canela deve ser colocada na borda do vaso, pois com as regas, realmente a canela seca.
      Eu aconselho a pegar uma escova de dentes macia e em baixo da torneira (sem molhar folhas e flores) ir removendo o excesso da canela aderida.

      Excluir
  6. Boa tarde, eu coloquei muita caneta e po, fiquei com medo de secarem coloquei em baixo de agua corrente pra tirar excesso. Fiz bem? Minhas orquídeas tinha ficado muito, muito tempo na chuva.HELP HELP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retirar o excesso foi prudente!
      Agora, deixe ela sexar naturalmente as raízes, em local que (se possível) não pegue muita chuva.

      Excluir
  7. E se colocas o pau de canela em um frasco com spray e deixar de um dia para outro e borrifar nas raízes . Não seria já opção? Conheço pessoas que fizeram isso é deu uma floração incrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconheço este método, mas se você já testou pode os dizer como foi <3

      Excluir
  8. Bom dia, tenho uma orquídea e estou percebendo suas folhas um pouco murchas, mas bem verdes e alguns pontos pretos no rizoma e poucas raizes e as que têm estão um pouco acinzentadas, estou tentando fazer com que ela produza mais raizes mas ta demorando. O que fazer? Coloquei canela em pó, mas agora vejo que foi precipitado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      As folhas murchas podem ser sinal de falta ou excesso de água. Mas, só vc poderá distinguir, devido aos seus cuidados.
      Pontos pretos próximo ao rizoma é sinal de alerta, porém sem foto fica difícil eu avaliar e opinar.
      Qto as raízes acinzentadas: que tipo de orquídea é?
      Pouca raiz, pode ser estimulada com enraizador natural ou os da Forth.
      Aguardo seu retorno.
      Tati

      Excluir
    2. Boa noite,  Tati.

      Como tinha te falado anteriormente,  tenho uma orquídea phalaenopsis que está com as folhas um pouco murchas, estou cuidando dela a pouco tempo e não conheço  muito do assunto,  sei apenas que ela está precisando de ajuda

       Já assisti vídeo de tudo que é jeito, mas ainda não sei identificar o problema, se é falta ou excesso de água.  Moro no Nordeste próximo ao mar, ela fica em uma varanda que pega sol pela manhã e uma pequena parte da tarde, mas pega esse sol direto, mantenho ela afastada apenas pegando a luminosidade. Estou tentando enviar algumas fotos. Agradeço a ajuda. Abraço Flávio. 

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *