Acacallis É um pequeno gênero composto por 2 a 4 espécies, três delas muito parecidas entre si e que muitos consideram sinônimos, pertencentes à subfamília Epidendroideae. Distribui-se pela América do Sul, desde o Brasil, Venezuela, Peru até à Colômbia.
Ela desenvolve-se à sombra junto ao espelho d'água.
Suas flores, de beleza exuberante, chegam a atingir 4 cm de largura e sua coloração é rara entre as orquídeas, varia de um róseo-violeta a um violeta-azulado, o labelo tem o tom róseo-escuro a violeta-azulado, mais escuros que os demais segmentos.
Cada cacho possui de 3 a 7 flores. Apesar da fragilidade aparente, as flores são duráveis, permanecem abertas por algumas semanas.
Planta de médio porte: 25 cm
Época de floração: primavera
Duração da flor: 20 dias
Sombreamento: 50%
Temperatura: 5 a 35.ºC
Cultivo: usam-se placas de xaxins ou cascas de árvores, dispostos em locais sombreados e úmidos.
Status ecológico: a destruição das matas ciliares em áreas de colonização no sul do Estado pode comprometer o ambiente natural da espécie.
Ela é muito cobiçada pelos cultivadores devido ao seu colorido incomum, mas seu cultivo é um grande desafio, devido à umidade requerida em regiões quentes, e somente possível nos estados do Sul do Brasil, em estufas e ambientes que simulem seu habitat. Não gosta de ser reenvasada e dividida com frequência.
É a adubação?
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirA adubação deve seguir como as demais.
Ou seja, manutenção logo após floração até surgirem novos brotos, então se inicia com adubo de floração.
Att.,
Tatiana