domingo, 6 de novembro de 2016

POR QUE DO USO DA CANELA EM PÓ NAS ORQUÍDEAS?





Quando lia que deveria usar a canela em pó para isso ou para aquilo, em minhas orquídeas, acabava usando até sem saber o porque ou para que realmente servia... Aliás, fiz muitas coisas no começo... kkkkkk.
Conforme fui aprendendo, pesquisando e conversando com amigos orquidófilos, fui aprendendo muita coisa, incluindo sobre a canela em pó. Muitas vezes, o que vemos sendo utilizado, receitas milagrosas e afins, são um risco para nossas plantas - Algumas são excelentes porém, existem cada uma... kkkkk. Bom, temos que ter certeza do que vamos dar para elas, não? Afinal de contas, queremos elas saudáveis e com lindas flores e, existem técnicas e receitas simples e baratas, tornando acessíveis a qualquer pessoa.
Bom, vamos voltar ao uso da canela!
Uma das técnicas mais úteis que conheço é a utilização da canela nas orquídeas. Entretanto, não é só sair usando na planta e pronto! É necessário saber em que casos a canela é útil e vai ajudar a sua planta a ter uma qualidade melhor de vida. Portanto, vamos entender o que a canela é capaz de fazer na sua orquídea. A canela, apresenta uma série de benefícios no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.
Entretanto, é necessário saber como utilizar a canela. O uso incorreto da canela pode danificar seriamente uma orquídea, deixando aquela impressão de que a especiaria nunca deveria ser utilizada com orquídeas.  Eu tive uma péssima experiência! Ao ver um vídeo onde uma pessoa ( excelente orquidófila) ensinava que se usarmos 1 colher de canela em pó, próximo às raízes da Phalaenopsis, seria excelente na floração... e lá vai a Tatiana fazer exatamente como ensinado... A canela, por ser pó, aderiu nas raízes à mostra, dificultando a aeração da mesma... Notei que com o tempo, minhas lindas não se desenvolviam como antes... Resultado: quase perdi minhas Phalaenopsis.
Portanto, veja como ela pode ser utilizada:
  • A aplicação de canela em pó sobre cortes de folhas pode evitar a infecção ou a reinfecção da folha restante;
  • A aplicação de canela nos cortes  de pseudobulbos e em outros tecidos danificados de uma orquídea faz com que seque rapidamente;
  • O tratamento de alguns tipos de doenças é muito mais fácil quando canela é aplicada. Considerando que os fungos prosperam na umidade e alimentam-se dos sucos vitais de uma orquídea, a canela seca o tecido de tal forma que a doença não tenha um ambiente propício para sobreviver. Consequentemente, na maioria dos casos a infecção é contida e exterminadas. 
    • DICA: Qdo há a necessidade de remover uma grande área, (de uma folha, por ex), remova além da mancha - mantendo uma margem de segurança!Isso diminuiu a possibilidade de deixarmos tecido contaminado. Coloque canela em pó na parte remanescente da planta e pronto!
  • Quando cortar ou descartar uma folha, espalhe canela em pó no local do corte. A canela é um cicatrizante muito eficiente;
  • A canela acelera o desenvolvimento de novas células. Pode-se usar a canela em pó logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotação e, ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos; Parcimônia neste tipo de uso! Revejam acima a minha experiência.
DICA: Eu costumo comprar a canela em pó em casas que vendem a granel, sai bem mais barato do que as compradas no supermercado.
DICA: Uma maneria que temos ensinado no grupo Clube das Orquídeas sem segredos é usar a pastinha de canela em manchas e temos tido um retorno super favorável do uso.


5 comentários:

dalva Contarelli disse...

Adorei as dicas, tb usei nas raízes de uma catleya, agora sei pq acabou morrendo!!!!

Alicealmeida1674 disse...

Por favor me ajude minha cimbidium esta abortando as flores

Marlei Stein disse...

Muito bom relembrar os ensinamentos fornecidos no grupo.

Tati Rodrigues disse...

Sempre temos que relembrar <3

ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS disse...

Alicealmeida1674

AS orquídeas só abortam se passaram por algum estresse ( seja na mudança do clima, mudança de local, corrente de ar....).
Vc precisa identificar o que pode ter mudado para eu poder te ajudar