domingo, 6 de novembro de 2016

COMO PLANTAR CORRETAMENTE NO VASO



Passo-a-passo para plantar sua orquídea




1. Pegue a planta e leve ao lugar limpo.

2. Lave as raízes - Com cuidado, em água corrente, sob uma torneira, com água temperatura normal. Passe sabão de coco na sua mão e lave as razies, cuidado para não quebrar as raízes. Vc pode usar uma escova de dentes macia - eu uso sempre e aprovo.
3. Se necessário, corte raízes mortas ( use tesoura esterilizada - eu uso o fogão), retire palhas secas e tudo o que achar desnecessário.
4. Se fizer qualquer corte, passe canela em pó ou pasta de dente ou até esmalte no corte, para cicatrizar. Eu uso a canela em pó, por ser bactericida e fungicida.
5. Utilize um vaso que seja um pouquinho maior que a planta. Pode ser novo ou usado, desde que bem limpo - Para escolher o vaso veja em: Qual o melhor vaso?
6 . Adicione material de drenagem  - Coloque uma camada de brita ou cacos de telhas/tijolo.
7. Utilize substrato de boa procedência ( vc pode usar um tipo de substrato ou uma mistura destes - os chamados MIX. Eu, particularmente gosto dos mix, porém qdo tem carvão junto, eu costumo lavar antes, para retirar o pó do carvão, que pode se aderir as raízes. Leia sobre substratos - Falando sobre substratos
DICA: importante é o tamanho dos pedaços, o que depende do tamanho da planta - se pequenas uso tamanho de 1 a 1,5 cm, se plantas grandes, opto por tam de uns 3cm... Isso ajuda a fixar a planta e melhorar a aeração.
8. Coloque orquídea, deixando a parte traseira encostada no vaso para que os novos brotos tenham espaço para crescer. Algumas espécies, preferem ser centralizadas, pois crescem em todas as direções.
9. Coloque um tutor ( eu uso palito de churrasco) e prenda no pseudobulbo mais antigo - assim fixará a planta, pois esta não gosta de ficar "solta".
DICA: Plantas novas, devem ser deixadas em quarentena, pois se apresentarem algum problema (doenças ou parasitas) não passará para as mais antigas.

Opte por vaso com furos nas laterais - Se for de plástico faça mais alguns furos.

Dreno
Camada de substrato

Encostando a parte traseira

DICA: Nas primeiras semanas, para plantas pequenas (mudas) use um bom enraizador e borrife próximo as raízes, pelo menos uma vez na semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *