sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dicas quanto ao local de cultivo


FICA A DICA DE HOJE

O local onde cultivamos, está de acordo com o espaço que podemos oferecer para o cultivo, porém é necessário verificar se as espécies que vamos cultivar neste espaço recebem luminosidade adequada, se é bem ventilado... se tem tudo o que elas necessitam, não é mesmo?

Se você pretende cultivar em um corredor, onde bate muito sol, basta colocar um sombrite de 50% ( este deve estar a uma altura de uns 2,5m) Aqui vc pode tanto colocar na parede, como estender um cabo e pendurar suas preciosas!

Se tem um local aberto e arejado, pode construir um orquidário.

O ideal para bancadas é que elas deixem água das regas passar livremente, sem acumular. O tamanho que tenho visto por aí é de no máximo, 1,5m de largura - assim você poderá alcançar qualquer orquídea nela). Quanto ao comprimento, vai depender do espaço que você tem. A bancada deve ficar pelo menos a 1m do chão. Podem ser de madeira, metal, concreto, plástico... em fim, hoje em dia há vários materiais bem legais... o importante é que sejam laváveis.

DICA: Vc pode fazer uma estrutura base como bancada e usar ripas de madeira, telas de plástico ou aço, como tampo.

DICA: Vc também pode usar o modelo "escada" fazendo degraus com as bancadas. A vantagem deste é não deixar uma planta em cima da outra.

As plantas devem ficar na bancada, desde que não fiquem muito encostadas, uma na outra ( qualquer praga ou doença em uma pode passar para a outra).

Veja que ainda te sobra todo o espaço de cima para pendurar vasos e tronquinhos.... heheheheh

DICA: Observe se ao molhar as plantas de cima, a água que escoa, não cai nas de baixo! Se isso ocorrer, faça pequenas mudanças de posição. Pq disso? Se a planta de cima esta doentinha, a água que escorre pode levar para as de baixo o problema!

Vc não tem corredor ou espaço livre, mas tem uma varanda ou até mesmo o peitoril de uma janela, perfeito! Vamos colocar elas aí! O importante neste caso, é não deixar o sol incidir diretamente nas orquídeas, pois pode queimá-las. Neste caso, use a cortina como um filtro dos raios solares.

DICA: Use estrados de cama sem uso, paletes de construção ou até mesmo uma tela aramada para fixar na parede e poder prender alguns vasos... ficam bem legais!

Vamos mais além?

Se vc tiver uma laje, pode construir o orquidário nela. No piso pode usar e abusar de brita + cascalhos e deixá-los bem molhados, assim eleva a umidade, mas antes de fazer isso, não esqueça de passar um produto que evite passar a umidade para a parte de baixo da sua casa, criando mofo!

Se tiver árvores, use e abuse! Cuidado somente para não plantar em árvores tipo goiabeira, que soltam a casca aos poucos, o que fará que as raízes da orquídea se desprendam!



Bom, agora que vocês viram que existe várias possibilidades... mão à obra e bom cultivo!

Galeria de fotos












Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *