sexta-feira, 21 de julho de 2017

BULBOS ENRUGADOS EM ORQUÍDEAS

SERIA NORMAL? É FALTA OU EXCESSO DE ÁGUA? O QUE ESTÁ ACONTECENDO?




Os pseudobulbos (mais conhecidos como bulbos) são a estrutura de reserva das orquídeas e de onde sai as folhas, depois espatas e finalmente flores, por isso eles são super importantes e temos que cuidar muito bem deles ( além das raízes, é claro). Quando começam folhas e o alongamento deles, inicia a formação de espatas e flores e, é nesta fase que o cuidado com as regas deve ser maior. Nesta fase a planta se torna muito sensível a falta de água, essencial para qe as células se expandam e, se isso não ocorrer o pseudobulbo não atingirá o tamanho e poderá não haver floração.


Os pseudobulbos ficam enrugados basicamente pela desidratação.



Isso, geralmente ocorre por:

1 - Está faltando água! Lembrem que borrifar uma planta (névoa) não é regar.

2 - Rega em excesso!

Sim! Tanto a falta como o excesso podem levar a uma planta ficar com os pseudobulbos enrugados. Mas, como saber?

No caso do excesso como as raízes e o substrato estão encharcados elas não conseguem "respirar" e acabam sufocando e apodrecendo e, perdem as raízes e uma planta sem raiz está fadada à morte.

DICAS: 
1- sempre molhar quando o substrato está completamente seco.
2- Verifique as raízes se estão boas (é um indicativo)
3 - Verifique se o substrato não estão muito velho, esfarelando e com cheiro mais ácido.

As plantas em tocos, placas, etc, secam muito mais rápido, então faça regas mais vezes para evitar a desidratação.
Neste caso, verifique também se as raízes estão boas e se a planta está bem enraizada, se o local é bem iluminado. Se o adubo que você usa está certo.

Para termos certeza que estamos fazendo a coisa certa é só verificar o desenvolvimento da planta. Se a planta está se desenvolvendo bem , emitindo raízes, folhas, brotos, é sinal que está fazendo a coisa certa.

Se você apenas borrifa levemente sua planta, tem que pelo menos 1 vez na semana fazer uma rega em abundância. Deixar a água correr por debaixo do vaso, assim "lava" o substrato, retirando os sais acumulados pela adubação.

Devido a permeabilidade restrita de água para seu interior, a planta não consegue absorver toda a água contida no substrato, de que ela necessita, se as raízes estão morrendo, devido a falta de oxigenação no substrato, então quanto mais se molha, maior será a deficiência de água e nutrientes na planta.

A desidratação, mudanças bruscas de temperatura, ataque de pragas e doenças, deficiência nutricional, levam ao aborto de botões e flores.

Vamos entender tudo isso?

Na natureza as orquídeas, quando chove, são regadas abundantemente e logo suas raízes secam, pois como estão fixas nas árvores, sem substrato, não há o que retenha umidade, assim como a ventilação no local favorece a isso.

Já no cultivo em vaso, o substrato demora mais para secar, e quanto mais velho o substrato, mais tempo para secar leva.

O que fazer, então?
Se você tem orquídeas em árvores, tocos, tronquinhos, placas e afins, deve regá-las diariamente ou dia sim, no outro não, conforme o clima de sua região.

Já, em vasos, devemos ter em mente que cada vaso é único! Ou seja, vai depender do tipo de orquídea ( se ela gosta de mais ou menos umidade), que tipo de substrato está, qual o clima de sua região.

DICA: Sempre deixar as raízes ficarem secas antes da próxima rega, sem deixar elas encharcadas, pois irão apodrecer!

Quando comecei a cultivar, matei todas minhas orquídeas por excesso de água. Depois, matei outras por falta. Com dificuldades em saber quando tem excesso ou falta, mudei a forma de cultivo separando as que gostam de mais ou menos umidade das demais, assim como, tentar cultivar em vasos (cestas, cachepos, etc) de acordo com o tipo de orquídea. Em relação ao substrato, usei vários tipos, porém somente quando "criei" a mistura ideal para o tipo do clima da minha cidade e do qual minhas orquídeas se adaptaram as coisas começaram a ir para frente.

Outra coisa que faço: quando verifiquei que minha orquídea está desidratada por falta de água, ou quando trago orquídeas para casa com este sinal, as deixo mergulhadas em um recipiente com água e Complexo B (Tiamina) ou Vitagold - são 10 gotas/l.

Eu rego abundantemente, 1 vez na semana, todas minhas orquídeas e borrifo, levemente, diariamente as que estão em troncos, placas e cachepôs dependendo do clima (o que pode ser em dias alternados)






14 comentários:

  1. Muito útil seu artigo, aprendi que existem dificuldades sim no cuidar das orquídeas .Nao é tão fácil como ao blogueiros nos querem fazer acreditar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      De uma certa forma é fácil, desde que se siga os cuidados que cada espécie exige e, é nisto que as pessoas erram e acabam perdendo suas orquídeas.

      Excluir
  2. Qual o substrato ideal para Phalenopsis?
    Grata pelas informacões contidas no texto. Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Depende se sua Phal é mini ou normal.
    Para as minis uso casca de pinus super pequena, ao contrário das outras, onde uso pinus entre 2 e 3 cm de diâmetro.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Tati Rodrigues

    Poderia, por favor, me dizer como você aduba as orquídeas presas em árvores, placas, etc. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, as minhas catleias ficam com os bulbo todos enrugados já perdi umas par, as vezes eu acho que e falta de água, mais pode ser excesso, né

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde minha catleyia está com os bulbos enrugados replante ela a quase um mes nao estou sabendo o que faser pra voltar ao normal por favor me ajude grata

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua experiência,vou aproveitar e observar mais para ter plantas mais verdes.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma demphal e ela esta com os bulbos entregando e ela nao que florir mais . O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  9. muito boa a explicação, comecei a cultivar orquídeas e as vezes me perco nos cuidados

    ResponderExcluir
  10. Olá eu tenho muita dificuldade com as orquídeas. Já morreram várias só tenho uma semi desidratada e mais três desidratadas, eu faço o que leio no YouTube
    E nada o que fazer gratidão🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito das explicações.Tenho perdido muitas orquídeas e com essa aula acredito poder salvar outras.Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá! meu nome é maria Solange,minha catlheya está com os bulbos enrugados, o que fazer para ela voltar ao normal.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *