Aprendendo sobre as fases de desenvolvimento!
Hoje vamos aprender um pouco sobre como as orquídeas se desenvolvem.
Existem dois tipos de crescimento: o vertical e o horizontal, conhecidos como Monopodial e Simpodial.
As orquídeas de crescimento vertical (ou monopodial) são aquelas que crescem se alongando para o alto como uma cana de açúcar, e geralmente são solitárias, com apenas uma planta por vaso. As Vandas e as Phalenópsis são exemplos de plantas monopodiais.
Já as de crescimento horizontal ( ou simpodial) são aquelas que crescem para os lados ( ou para frente) emitindo várias brotações e enraizando ao longo do substrato, como a Cattleya. Plantas que possuem muitos brotos podem ser divididas em 3 ou 4 brotações (pseudobulbos), formando novos vasos.
DICA: Na fase de crescimento ( não importando se o crescimento é simpodial ou monopodial) de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em Nitrogênio (é o N do nosso NPK). O Nitrogênio estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.
DICA: Para uma planta já desenvolvida, onde não há interesse no aumento de tamanho, utilize um adubo mais equilibrado, favorecendo o crescimento por igual de folhas e raízes, como as fórmulas NPK 20 20 20, 14 14 14, 10 10 10 ( que são conhecidos como adubos de manutenção) ou 06 07 07.
Obs: sobre adubos e afins, aguardem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: