sexta-feira, 3 de março de 2017

DICA DE CULTIVO PARA INICIANTES

Cultivo básico da orquídea

Sabendo qual orquídea você está tentando crescer é a chave para suas exigências culturais. Orquídeas, como todas as plantas, precisam de um equilíbrio de luz, ar, água e comida para crescer e florescer bem. Vamos examinar cada um desses elementos.

Abaixo, duas  Cattleyas cultivadas sob diferentes condições de iluminação. A planta à esquerda foi cultivada em luz suficiente para produzir flores abundantes. A planta à direita foi cultivada sob muito pouca luz para florescer. A cor da folha verde escuro da planta não-florescente indica pouca luz.






Luz

Sem luz suficiente, as orquídeas podem produzir crescimentos de aparência exuberante, mas sem flores. Não dar luz suficiente às orquídeas é a razão mais comum para o fracasso de florescer. A velha noção de orquídeas crescendo em selvas escuras ainda persiste e não poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, muitos evoluíram como epífitas para aproveitar a luz mais brilhante disponível no dossel superior da floresta.

Quanta luz é suficiente? A resposta a esta pergunta aparentemente simples é "tanto quanto eles vão tomar sem queimar." Isso significa que a folhagem não deve ser uma exuberante, verde escuro. Orquídeas cultivadas sob luz suficiente terá folhagem mais leve, um pouco verde-amarelo e fortes crescimentos eretos. A Figura 1 ilustra duas cattleyas, uma cultivada sob condições ótimas de luz e a outra sob muito pouca luz para produzir flores.

Ventilação

As raízes das orquídeas, e eventualmente toda a planta, morrerão se não conseguirem ar e esta é a razão que, à exceção de algumas variedades terrestres, as orquídeas não crescem no solo.  O vaso deve ser aberto ( lateralmente), com excepcionalmente boa drenagem, mas capaz de manter a umidade suficiente para suportar as necessidades da planta. As orquídeas também são intolerantes de um ambiente obsoleto, estagnado. Você deve esforçar-se para uma atmosfera flutuante e movimento de ar suave deve ser fornecido em todos os momentos. Para orquídeas cultivadas em casa, isso pode ser fornecido por um ventilador de teto ou um ventilador portátil oscilante direcionado para longe das plantas.

Quando uma orquídea é sufocada, e a perda de raiz é o resultado.Sem raízes uma orquídea não pode pegar água ou nutrientes e, eventualmente, vai ficar fraco e morrer.

Agua

Sem dúvida, mais orquídeas são mortas por rega incorreta do que por qualquer outra razão. Rega adequada consiste em dois componentes separados; Quantidade e frequência. As orquídeas devem ser regadas apenas enquanto secam para fora. Infelizmente não há fórmula mágica; Ou seja, a água de uma planta em um vaso de 6 a 7 dias e você será livre de problemas. 
Porque a sua área de crescimento é diferente de qualquer outra. Umidade, movimento do ar, tipo e idade da planta. 
Há várias maneiras de determinar quando uma orquídea no vaso está quase seca:
1) a superfície da mistura de envasamento vai aparecer seca, 
2) vasos secos vai  sentir mais leve, 
3) vasos de barro sentir seco, 
4) uma estaca de madeira ou tutor inserido na mistura de envasamento vai sair quase seco.

Se tiver dúvida: um dedo inserido na mistura de envasamento é talvez a melhor ferramenta para determinar o teor de umidade da mistura de envasamento. Ele não causará nenhum dano à planta . 

Quando as orquídeas são regadas, devem ser regadas copiosamente. A água deve ser fornecida até que ele corre livremente dos orifícios de drenagem. Isso  além de umedecer o substrato, também irá retirar os sais que naturalmente se acumulam. No mínimo, tente regar completamente suas plantas pelo menos uma vez por mês. 

A freqüência de rega pode ser controlada pela escolha do vaso. Para aqueles que realmente gostam de regar suas plantas ou viver em áreas úmidas e chuvosas, vasos de barro, especialmente vasos ranhurados são uma boa escolha. Cultivadores em climas mais secos ou aqueles que tendem a não molhar com freqüência suficiente pode querer usar vasos de plástico para manter a umidade mais tempo.


Nutrientes


ACIMA: Duas mudas de Vandáceas ilustram os resultados da adubação regular. A plântula à esquerda foi cultivada sem fertilizante enquanto a da direita foi fertilizada regularmente. A planta à direita alcançará o tamanho da floração e produzirá mais flores do que aquela à esquerda.
As orquídeas irão crescer e florescer, quando  seus outros requisitos são satisfeitos. Durante períodos bastante longos sem fertilizante, ela irá se manter, mas obterá melhores resultados com algum nível de alimentação. Normalmente as plantas são fertilizadas uma vez por semana durante o verão e a cada duas semanas no outono e inverno. Independentemente do fertilizante que você escolheu para usar, a maioria dos produtores experientes usam não mais de metade recomendada pelo rótulo. 

DICA: é melhor molhar primeiro o substrato.

Os fertilizantes usados ​​em orquídeas devem conter pouca ou nenhuma uréia. Isto é porque os organismos do solo devem primeiramente converter o nitrogênio na ureia a uma forma usável pelas plantas, e desde que as orquídeas não crescem no solo, esta conversão não ocorre eficientemente. 

A maioria de cultivadores experientes concordarão que a observação é a chave a mais importante a crescer orquídeas bem. Examinar suas plantas em uma base regular permitirá que você ajuste e corrija todos os problemas antes que se tornem severos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *