quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

ADUBAÇÃO EM ORQUÍDEAS

SABEMOS O PORQUE E COM O QUE! Mas como funciona?


Primeiro vamos saber o que é adubação?
A adubação é a pratica que visa repor os nutrientes que são retirados do solo ( ou substrato) pelas plantas.
Sabemos que, em ambientes naturais existem vários maneiras da planta receber os nutrientes necessários, vindos pelo vento, por pássaros, etc, mas em casa ela não tem isso, por isso devemos fornecer o alimento (adubo) para elas!

Basicamente, temos 2 tipos de adubos: Orgânico e inorgânico.
O adubo orgânico provém de material vegetal ou animal, tendo o Carbono como componente essencial. Os adubos orgânicos liberam lentamente os nutrientes, uma vez que precisam ser mineralizados para poderem entrar na solução do solo/substrato e serem absorvidos pelas raízes.
Vantagem: uso a cada 3 meses.
desvantagem: esquecer a época certa de voltar a adubar, acidificação do substrato, formação de ambiente atrativo para pragas e doenças, além do aparecimento de mosquinhas...
O adubo inorgânico procedem de componentes minerais ou são sintetizados industrialmente, na forma granulada ou líquida, com teores definidos de cada nutriente... os chamados NPK ( àquele pózinho azul... se em pó)
DICA: adubar com a metade da dose semanalmente.
Vantagem: Fácil absorção, não tem problemas como as desvantagens do adubo orgânico.
Desvantagem: ... ainda não encontrei!

DICA: adubos usado para outros tipos de plantas NÃO servem para as orquídeas, devido à sua formulação!

A absorção dos nutrientes são absorvidos via radicular (raízes) ou foliar ( folhas). Vários e complexos mecanismos participam da assimilação dos nutrientes. eles passam por uma etapa, chamada mineralização e depois são solubilizados, ou seja, incorporados à solução do solo/substrato, de onde são absorvidos.

A quantidade de cada nutriente absorvido via de acordo com a necessidade requerida para o desenvolvimento da planta. A absorção é direcionada para diferentes partes da orquídea, via xilema ( vasos condutores da seiva bruta) e a seiva elaborada é distribuída pelos floemas - Os dois formam o feixe vascular.



Mas, existem alguns fatores que afetam a disponibilidade dos nutrientes no solo/substrato.
Entre eles estão:
1- AERAÇÃO: o oxigênio é fundamental nos processos biológicos oxidativos que geram energia para as células das raízes;
2 - TEMPERATURA: a temperatura do solo/substrato tem um efeito nas atividades metabólicas das raízes e também afeta a mobilidade dos íons na solução do solo/substrato. Em temperatura muito baixa, a absorção dos nutrientes cai consideravelmente.
3 - pH: a ionização dos minerais depende da concentração de hidrogênio na solução. 
Condições muito ácidas ou alcalinas inviabilizam a maioria dos cultivos.
4 - MATÉRIA ORGÂNICA: aumenta a capacidade de retenção de água;
5 - IDADE DAS FOLHAS E RAÍZES: as raízes e folhas novas são mais eficientes para a absorção. 
6 - LUZ: a luz determina uma maior ou menor abertura dos estômatos ( boquinhas que absorvem os nutrientes - veja foto acima).
7 - UMIDADE: a planta bem hidratada tem flexibilidade para abrir e fechar os estômatos. 
* Planta desidratada quase não absorve nutrientes.

Existem muitas recomendações de como adubar, o que usar... até receitas milagrosas! 
Alguns aconselham a adubar toda semana com 25 ou 50% do recomendado pelo fabricante, e isso é feito por 3 semanas, sendo que na 4.ª semana não se aduba e o substrato é lavado para eliminar os sais. Já vi até recomendarem adubar com uma "carga" máxima, uma vez na semana... e até adubar todos os dias, dividindo a quantidade que seria usada mensalmente...

Afinal, quem está certo?

O que costumo dizer no grupo ( Clube das orquídeas sem segredos): nosso Brasil é muito grande, com climas diferentes em todos os lugares... Vocês devem acompanhar o desenvolvimento de suas orquídeas e ir adaptando conforme suas necessidades. O importante é seguir as recomendações válidas para todos, ou seja: regar bem pela manhã e adubar no fim de tarde. Não confiem em fórmulas milagrosas! O sucesso no cultivo de alguém do SUL não, necessariamente, seria o ideal para alguém do NORDESTE! O ideal, é conhecer as necessidades do tipo de orquídea que você cultiva!
Batendo na mesma tecla... compre sempre orquídeas com a identificação delas, para então saber do que elas necessitam e como oferecer isso para elas!

Gerou dúvidas? O que fazer então!!!!
Temos que considerar que devemos cultivar as orquídeas, oferecendo a elas condições próximas ao que ela tem na natureza! É preciso definir em que estágio de desenvolvimento estão ( mudas, pré floração...). Se sua planta está no período de dormência, por exemplo, não adiantará adubar, é jogar dinheiro fora! E como saber? Conhecendo o tipo da sua planta!

Por que sempre bato nesta tecla???? Qual o tipo de orquídea!
Vejamos: as Vandas, por exemplo, necessitam de adubos ricos em Nitrogênio ( o N, do nosso NPK), já os Cymbindiuns não florescem ou a qualidade de sua floração é ruim, se a adubação com maior teor de Nitrogênio, não seja feita no momento certo ( ou seja, no início da primavera). Para os Dendrobiuns florirem precisam ter o período de dormência, sem adubação ou com uma qtde mínima.

Vou tentar ajudar à vocês com este esquema de adubação para plantas ADULTAS, conforme seu estágio de desenvolvimento:

1- FLORAÇÃO: Época mais que esperada por todos os cultivadores! Não há necessidade de adubação nesta época ou, se preferir, adube com o mínimo.

Mini Phalaenópsis - Cultivo Tati

2 - PÓS FLORAÇÃO: após caírem as flores, iniciar com adubo de MANUTENÇÃO ( 10-10-10, por ex), até surgirem novos brotos, então ela entra em BROTAÇÃO ( ver na sequencia).
DICA: após a floração podemos transplantar e aproveitar está época para realizar uma limpeza geral de raízes, palhas secas, ect.

C Barbantiae - Cultivo Tati

3 - REPOUSO/DORMÊNCIA: Também não necessita aduba

Dendrobiuns - Cultivo Tati

4 - BROTAÇÃO: é o início de um novo ciclo e sinal de que estamos cuidando certinho, surgem novas raízes e brotos. Agora o elemento mais necessário é o NITROGÊNIO, o N do nosso NPK, ou seja, a formulação deve conter o primeiro número maior ( ex: 30-10-10).

Raízes novas - Cultivo Tati

Raízes e brotos novos - Cultivo Tati


5 - PRÉ - FLORAÇÃO: Quando surgirem espatas, hastes florais, em fim... quando há evidência que botões florais, tem que se aplicar adubo com maior concentração de POTÁSSIO E FÓSFORO) para fortalecer a floração - o K e P da formulação NPK, ex: 10-30-20.
C forbesi - Cultivo Tati

Zygopetalum - Cultivo Tati


Vamos supor que você tem várias espécies e com diferentes estágios de desenvolvimento... o que seria difícil reconhecer, por ser nova no cultivo... 
MINHA DICA: Ou você separa as orquídeas por fases, ou aduba semanalmente com metade da dose e com adubo somente de manutenção; NPK 20-20-20, por exemplo.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais!

Curtam, comentem, compartilhe, assim me anima a prosseguir... rsrsrsrrsrs

Orquibeijos









8 comentários:

  1. Oi, Maria Elizabeth e Tati Rodrigues!

    Tudo bem com vocês? Que vergonha, sou tão lerdo que somente hoje descobri o blog de vocês! Quantas informações valiosas, que capricho para escrever as matérias. Super completas, estou adorando! Parabéns!

    Um grande abraço,

    Sergio

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Parabéns. Texto claro, limpo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Eliana e adorei o site, as dicas...
    Mas eu sou uma novata no cultivo de orquídeas e estou um pouco confusa em identificar as fases delas. Gostaria que você me ajudasse, se for possível. Minha maior dúvida é em identificar o período de repouso, quando ele começa, quando acaba... Se você puder me explicar melhor como identificar cada fase, eu ficarei imensamente grata!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS26 de maio de 2017 às 16:41

    Obrigada, meu amigo Sergio Oyama Junior. Ainda apanhando, mas com o tempo estaremos experts <3

    ResponderExcluir
  5. ORQUÍDEAS SEM SEGREDOS26 de maio de 2017 às 16:43

    Olá Eliana.
    O período de repouso ( ou comumente chamado de dormência) é quando, após a floração a planta tenta se recuperar. Imagine uma mulher após dar à luz... ela precisa se recuperar.
    Um orquibeijo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas. Fiquei na dúvida: na pós floração adubamos e no repouso/dormência, não necessita adubo. Qual a diferença entre pós floração e dormência? pela sua dica de pós floração e sua resposta sobre o que é dormência, entendi que as fases são a mesma. Obrigada desde ja.
    Emisa

    ResponderExcluir
  7. Olá Emissa.
    Logo após a floração a planta entra em um período de repouso, para se recuperar da energia gasta com a floração ( oq ue chamaríamos de dormência). Não necessariamente necessita parar a adubação, mas pode reduzir ao mínimo, pois a planta precisa se recuperar.. Qdo começarem a surgir novos brotos e folhas é sinal que a planta saiu deste estágio de dormência, então iniciamos com o adubo de manutenção. Qdo estes brotos estiverem um pouco maiores já se pode iniciar com o adubo de floração novamente para que a planta tenha bom armazenamento de elementos necessários à floração.
    Espero que vc tenha entendido <3

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da explicação, muito clara .

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *