quinta-feira, 12 de setembro de 2019

COMO MANTER A UMIDADE EM CLIMA QUENTE E SECO


Mantendo a umidade em dias quentes.


Geralmente, as orquídeas gostam de alta umidade do ar e podem sofrer de ar seco. No entanto, a maioria dos híbridos modernos são menos exigentes.

O aumento da umidade do ar por pulverização das plantas não pode ser recomendado na maioria dos casos. 

Muito importante, a água que afeta as folhas pode provocar doenças por fungos e bactérias. A água que fica no ponto de crescimento ou nas axilas das folhas de orquídeas como Phalaenopsis, Paphiopendilums, Miltonias e outras outras é um perigo especial. 

Para manter o nível adequado de umidade do ar, você pode usar humidificadores ou bandejas de umidade, mas também pode criar um "microclima", como o apresentado abaixo:

Você vai precisar de um cachepô de vidro quadrado ou redondo (aquário), lembrando que ele deve ser maior que o vaso da orquídea, pedaços pequenos de isopor ou espuma floral, cascas de Pinus e musgo.

Siga o passo a passo:
1- Coloque um pedaço de isopor no meio do vaso;


A imagem pode conter: comida
 2- Verifique que o vaso fique "totalmente" dentro do recipiente;
A imagem pode conter: planta e área interna 
3 - Preencha os espaços com casca de pinus ( pode misturar a estes: chips de coco);
Nenhuma descrição de foto disponível.

4 - Acomode o vaso com a planta;
A imagem pode conter: planta

5 - Coloque água, no máximo 2 dedos, ou até a altura do pedaço de isopor que colocou;
A imagem pode conter: comida

6 - Coloque um pouco de sfagmo ( musgo) ao redor da planta.
A imagem pode conter: planta e flor

A intenção é formar um micro clima mais fresco e úmido para a orquídea.

CULTIVO EM NÓ DE PINHO

Cultivo em nó de pinho.

A imagem pode conter: comida

Você sabia que além dos tronquinhos, pode-se cultivar orquídeas em Nó de Pinho?

O nó-de-pinho, ou simplesmente nó, é proveniente do pinheiro-do-paraná ou pinheiro-do-brasil (araucaria angustifolia) uma planta da família das araucariáceas de grande porte, sendo exclusiva de hemisfério Sul.

É de notável resistência, podendo permanecer intacto durante vários anos. A prática do cultivo de orquídeas em nó-de-pinho é, antes de mais nada, um método alternativo, que tem como objetivo aumentar a diversidade de substratos que atualmente prestam-se à orquidofilia. Esta prática apresenta uma série de benefícios às orquídeas e por consequência à natureza.
A imagem pode conter: planta
A imagem pode conter: planta, flor, sapatos e atividades ao ar livre


Este cultivo assemelha-se muito com outros métodos já conhecidos, como em cascas de árvore, estacas de xaxim, pedaços de madeira, etc. Entretanto, há algumas particularidades no cultivo em nó-de-pinho que mostram certas vantagens sobre as demais práticas.
A imagem pode conter: planta


A maior parte das orquídeas epífitas procuram adaptar-se em substratos que tendem a posição vertical, ou seja, necessitam de algumas condições físicas que se identifiquem com as suas características de crescimento. Portanto, as orquídeas buscam uma melhor adaptação com os fatores físicos do seu substrato, dependendo das caraterísticas angulares do mesmo. A forma aproximadamente cônica do nó-de-pinho auxiliará na fixação da orquídea e fornecerá um maior ângulo em sua evolução vegetativa, proporcionado uma maior ornamentação no conjunto floral e o substrato. Além da possibilidade de um melhor ângulo, o nó-de-pinho possuí grande durabilidade,podendo ser usado durante vários replantios sem perder suas características físicas.
A imagem pode conter: planta

O controle da umidade é essencial para o desenvolvimento das plantas, em especial aquelas que estão fora de suas condições climáticas; portanto, devemos buscar uma maior similaridade no que diz respeito ao habitat da orquídea cultivada. O nó-de-pinho oferece uma melhor regulagem da umidade e no arejamento das raízes para o cultivo destas plantas, porém é preciso maior atenção no cultivo das mesmas, e um controle na periodicidade das regas. Verificou-se também, uma notável redução no surgimento de insetos nocivos às orquídeas, devido à higiene proporcionada pelo nó-de-pinho.
Nenhuma descrição de foto disponível.


A fixação da orquídea é feita na base do substrato, onde encontramos maior circunferência, de preferência amarrada com algum material biodegradável que não prejudique muito a planta.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

AUSÊNCIA


MINHAS DESCULPAS PELA AUSÊNCIA

Por motivos particulares, tenho me afastado.

Muito em breve estarei postando muita coisa nova.

Aguardem!

Tati Rodrigues


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *